Estampas





DANÇAS GAÚCHAS
      Do sul do país nasce a figura épica do Gaúcho com o seu folclore de grande riqueza. O Rio Grande do Sul vê de sua Miscigenação nascer às belezas culturais de um povo nas suas danças, sua música, sua poesia, sua história, sua gastronomia, seus trajes, enfim que em guerras e amores por esta dadivosa terra faz surgir à imagem do homem forte e sua cultura recheada de influências, do índio e de todos os colonos europeus que por aqui chegaram e amaram este chão.

      O Grupo Andanças quer com este quadro homenagear a todos os gaúchos e a todos estes povos bravos que tanto lutaram para enaltecer este rincão.

SAMBA

                É o ritmo mais popular do Brasil, tocado e dançado em todas as esferas sociais do país, apesar de Ter nascido das camadas mais populares.
       A palavra tem sua origem provavelmente do idioma Kimbundo da palavra “SEMBA”, que significa umbigada, é empregada para designar dança de roda com música. É a dança muito popular em todo o Brasil.
       O samba de roda tem sua origem na Bahia, no chamado samba de chave em que um bailarino ia ao centro da roda simulando a procura de uma chave, e aí fazia várias marcações e passos durante a cantoria puxada por um músico solista, num samba sempre corrido. Hoje em dia pouco comum de ser encontrado.
       O Grupo Universitário Andanças, apresentará no samba passos de danças de Salão, feitos em par ou individualmente, respeitando os tipos de sambas mais tradicionais.


CARNAVAL
Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval".  
O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do Séc. XIX.  Cidades como Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval de Paris. O Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de Samba.
O carnaval do Rio de Janeiro é o maior carnaval do mundo.






FORRÓ

Ritmos e danças populares do nosso nordeste Brasileiro.
Que hoje se torna conhecido em todo o Brasil.
Segundo o pesquisador Câmara Cascudo, a palavra Forró vem de forrobodó, uma expressão de um dialeto africano, que significa festança, baile da ralé onde há grande comezaina.
Outra versão e mais popular, é de que as festas e ritmos são chamados de forró porque no início do século os ingleses que vieram para o Brasil para a construção de ferrovias em Pernambuco, promoviam bailes abertos para todo o público, em que na entrada colocavam os dizeres: “FOR ALL” que significa para todos. Tendo se transformado popularmente através dos tempos e que esta seria a origem do termo.
A base do ritmo do Forró é principalmente o Baião, o Xote, o Xaxado. Fazendo estes partes da festa do forró.
Segundo Geraldo Azevedo existe várias maneiras de tocar o forró, pela mescla de ritmos e também várias maneiras de dançar.
Forró é na realidade o nome da festa e não do ritmo em si.



PARÁ

O Pará é mesmo uma terra de muitas surpresas e expressividade cultural autêntica. Sua gente preserva suas raízes e cultiva o gosto pelas artes populares. É uma forma de guardar suas origens em respeito aos antepassados. Entre as manifestações culturais mais apreciadas estão os folguedos populares. São festas, cheias de dramaticidade e alegria, que acontecem, tradicionalmente, em datas marcadas.
F
estas que por vezes duram oito dias, misturando o profano e o religioso. O Pará é um caldeirão de magia e estórias encantadas. O folclore é uma das manifestações mais ricas da cultura popular.      
As músicas, as danças, as lendas e os mitos do Pará dão ao turista a idéia perfeita da magia amazônica e da força vibrante das raízes culturais do homem da região.
 Durante o ano todo é possível assistir e participar dessas festas populares, como o Boi-bumbá, a Marujada e o Çairé. Todos esses espetáculos, com muita música e dança, são marcados pela tradição, pela alegria e pelo orgulho de ser paraense.
No Pará a música ecoa pelos quatros cantos do Estado. De norte a sul os ritmos vão ganhando novas cores e passos de acordo com a História de cada região. A gente dessa terra tem no sangue o gosto pela dança animada de rua ou pela sensualidade de ritmos.
As danças são espontâneas e tradicionais, não têm data certa para acontecer. Dependem mesmo é da vontade de se divertir e de manter vivo o ritmo e a cultura.



FREVO

                 O Carnaval de Recife possui uma música e uma dança carnavalesca própria e original, nascida do povo. De origem urbana, surgiu nas ruas do recife nos fins do séc. XIX e começo do séc. XX. O frevo nasceu das marchas, maxixes e dobrados, as bandas militares do séc. passado teriam dado sua contribuição na formação do frevo, bem como as quadrilhas de origem européia. Deduz-se que  a música apoiou-se desde o início nas fanfarras constituídas por instrumentos de metal, pela velha tradição bandista do povo pernambucano.
A palavra é Frevo! A palavra Frevo vem de ferver, por corruptela, frever, dando origem a palavra Frevo, que passou a designar: “ EFERVECENCIA, AGITAÇÃO, CONFUSÃO, REBULIÇO, APERTÃO NAS REUNIÕES DE GRANDE MASSA POPULAR.
             A música Frevo: pode-se afirmar que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval. Os músicos passaram pensaram em dar ao povo mais animação nos folguedos de carnaval, e a gente de pé no chão, queria música barulhenta e animada, que desse espaço para extravasar alegria dentro daquele improviso. No decorrer do tempo a música ganha características próprias acompanhadas por um bailado inconfundível de passos soltos e acrobáticos. Nas suas origens o frevo sofreu várias influências ao longo do tempo, produzindo assim variedades. 


CAPOEIRA
                   História da capoeira se confunde com a história da escravidão no Brasil. No início do Século XVI, milhares de africanos foram desembarcados em terras Brasileiras. Foram trazidos contra a sua vontade mas naturalmente trouxeram sua cultura, sua vivência e com ela a semente da liberdade, que nunca morreu, mesmo marcada pelos horrores da escravidão.
      A capoeira nasceu conjugando movimentos de dança e luta. Os encontros festivos passaram a ser mais uma oportunidade para a sua prática. Já que esses encontros, principalmente os festivos, não eram reprimidos pelos donos de escravos. Assim a capoeira ganhou o acompanhamento de canto e ritmos, que acabaram incorporados.
      Os instrumentos já eram conhecidos, o atabaque, o berimbau e o agogô.
      Os feitores e capatazes passavam ao lado da festança, e acreditavam ser apenas encontros para dança. Quando estes se afastavam intensificava-se o treinamento preparando-se para lutar.


 
 
MACULELE
 
     Dança Folclorica brasileira de origem afro-brasileira. O maculelê em sua origem era uma arte marcial armada, mas atualmente é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música. Num grau maior de dificuldade e ousadia, pode-se dançar com facões em lugar de bastões.
A verdadeira origem do maculelê é desconhecida, existindo diversas lendas a seu respeito.
Em uma delas conta-se que Maculelê era um negro fugido que tinha doença de pele. Ele foi acolhido por uma tribo indígena e cuidado pelos mesmos, mas ainda assim não podia realizar todas as atividades com o grupo, por não ser um índio. Certa vez Maculelê foi deixado sozinho na aldeia, quando toda a tribo saiu para caçar. Eis que uma tribo rival aparece para dominar o local. Maculelê, usando dois bastões, lutou sozinho contra o grupo rival e, heroicamente, venceu a disputa. Desde então passou a ser considerado um herói na tribo.
 


SALSA
                      É um ritmo Caribenho com influencia e uma fusão de vários ritmos principalmente os de origem AFROCUBANOS, como a RUMBA e com aporte de outros como o JAZZ, REGGAE, ROCK e outros.
            O nome SALSA é originário segundo Manuel Castello em seu livro “ Los Bailes de Pareja”é originário do Bairro Latino de Nova Iorque um nome genérico a toda música que chegava do sul. É sinônimo de ritmo picante, ritmo quente, ritmo saboroso ou somente como sabor.
            O ritmo e a dança já eram praticados em Cuba muito antes de criarem o nome, com a divulgação mais intensa feita pelo mercado de discos, toda América Central e América do Sul recebeu e adotou este ritmo. Em cada país criou particularidades distintas hoje se separa principalmente os estilos De Porto Rico e Cuba, mas no Peru, no Chile e outros países existem diferenças como sotaques de uma mesma língua.



TANGO

      O Tango tem origem negra, nos antigos bailes de Candombe, no bairro do Mondongo, hoje bairro da Boca em Buenos Aires.
      Os Compadritos, peões que faziam comércio na cidade, aprendiam nessas festas passos que depois utilizavam em ritmos como o da Milonga. Muitas vezes as milongas eram dançadas somente por homens, pois neste período existiam nesta região menor numero de mulheres.
      O Tango quanto sua origem tem varias correntes, Segundo Nicolas Slominsky, o termo vem da palavra TANGÔ (imitação das batidas do tambor), já Esteban Pichardo concluiu que Tango seria a reunião de negros para dançar ao som de seus tambores. Em Buenos Aires, no início do Século XIX, se chamava Tango as casas onde os negros realizavam seus bailes.
      Surgiu primeiro a dança que depois casou com o Tango Andaluz.
Neste quadro o Grupo ANDANÇAS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul apresenta um pouco da História do Tango.

ARGENTINA PAMPEANA

 Danças Folclóricas Argentinas , trás na representação de seu Pampa toda força de um povo. Com sua carga de influência da colonização espanhola e italiana, recolhidas, estudadas e difundidas por todo o país.



MMÉXICOO

O México tem mil vozes: é impossível abrangê-lo. O México canta com a voz de seus poetas e os pincéis de seus artistas. O México fala com a voz polifônica de sua música e suas danças. Com a sua arquitetura. Com sua flora e sua fauna. O México fala com a voz multicor de seus artesanatos. O México fala com a voz da magia e dos vestígios de outros impérios. 

Do México é também o celebérrimo Mariachi que é geralmente um conjunto de três ou quatro violinos, uma viola, um violão de seis cordas, um contrabaixo e dois trompetes, e que constitui uma indispensável, vibrante companhia nas festas e banquetes. Alguns afirmam que a palavra deriva-se do vocábulo francês mariage, porque eram eles os músicos que tocavam nos casamentos. Mas outros afirmam que provêm da árvore desse nome, no dialeto cora: mariachi, que cresce em Nayarit e de cuja madeira fabricavam-se instrumentos musicais e estrados para se dançar. O mariachi nasce em Jalisco e lá nasce também a dança nacional mexicana.




ITÁLIA

             Tarantella: É a mais popular das danças italianas, chegando a ser considerada por muitos como a “música da Itália”. A palavra Tarantella tem origem no nome de um inseto a aranha Tarântula.
                Diz a lenda que entre os séculos 15 e 17 ocorreu uma epidemia de tarantinismo nos arredores da cidade de Taranto,no Sul da Itália. A vitima como Tarantata, era quase sempre uma mulher. Uma vez picada, a vítima deveria dançar freneticamente para se livrar do veneno. Além disso, era considerado extremamente de má sorte dançar sozinho, logo as pessoas deveriam dançar em torno da vítima enquanto músicos tocavam mandolins, violões e tamborins. Cada picada provocava um efeito diferente na vítima, fazendo com que esta realizasse diferentes gestos e movimentos e que uma vez que o ritmo fosse achado a vitima se curaria.
                Existem outras versões para a lenda, sendo que todas elas têm como príncipio a picada de uma tarântula. Existem outros similares a Tarantella, como exemplo a Furlana ou Saltarello ritmos dançados em Roma e outras regiões da Itália.
                Amor e prazer são aparentes nesta dança, cada movimento, cada gesto é feito com graça. Animado pela companhia de Tamborins, as mulheres tentam chamar a atenção do seu parceiro, que por sua vez retribui com charme e elegância demonstrando através da dança o carinho com seu par.





COUNTRY


         Também conhecida como dança do oeste, este ritmo pode ser traçado a partir das tavernas da Irlanda dos Salões Europeus e do Povo Africano. Influências de todas estas culturas foram trazidas para a América do Norte.